Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home

 
Como gerar uma prova
 

Como gerar uma prova no 10emtudo:

1- O primeiro passo para gerar uma prova é dar um nome a ela. Todas as provas que você criar serão automaticamente salvas e guardadas em seu cadastro pessoal (sua assinatura) para que você possa acessá-las no futuro: reutilizá-las, editá-las, imprimi-las, etc. Por isso, é importante que você dê a cada prova um nome que a distinga das outras. Caso contrário, terá de acessar prova por prova a fim de localizar aquela que deseja reutilizar. Se houver provas de mais em seu cadastro, você poderá excluir permanentemente aquelas que não mais deseja reutilizar.

2- Após dar um nome à prova, escolha a categoria de questões: Vestibular, Ensino Médio ou Enem. Lembre-se de que uma prova pode conter questões de diferentes categorias. Mas você pode navegar apenas por uma categoria de cada vez.

3- Clique na matéria de seu gerador de provas. Se sua assinatura incluir o gerador de provas de mais de uma matéria, você poderá, se quiser, criar uma prova que contenha questões de mais de uma matéria. Por exemplo, se tiver o gerador de provas de História e Geografia, poderá montar uma prova com questões dessas duas matérias.

4- Ao clicar na matéria de sua escolha, aparecerá uma lightbox – uma tela, listando tópicos, subtópicos ou aulas. Exemplificando: se seu gerador de provas for de História, a primeira lightbox que aparecerá depois de você clicar na matéria de seu gerador, listará duas opções: História Geral e História do Brasil. Ao clicar em uma dessas duas opções, aparecerá uma segunda lightbox, que listará as aulas da matéria. Quando clicar na aula de sua escolha, aparecerá uma terceira lightbox com as questões. Observe que todas as lightboxes continuarão abertas até que você decida fechá-las. Dessa forma, você pode utilizar mais de uma lightbox simultaneamente – basta clicar naquela de sua escolha. Por meio das lightboxes, você pode gerar questões de mais de uma aula sem precisar mudar de tela.

5- Na lightbox que contém as questões da aula, está escrito, abaixo de cada questão, ADICIONAR QUESTÃO. Para escolher uma delas, basta clicar nessa opção. IMPORTANTE: A questão selecionada aparecerá na tela principal, mas não em uma lightbox. Se você tiver várias lightboxes abertas, é possível que estejam encobrindo a tela principal. Assim, para visualizar as questões que você selecionou, talvez seja necessário mudar as lightboxes de lugar ou fechar aquelas que você não mais precisa usar.

6-Para gerar uma prova com questões de mais de uma aula, você precisará navegar pelas lightboxes que listam as questões de suas respectivas aulas. Exemplificando: você está gerando uma prova de História Geral e selecionou questões da aula 29 – Mercantilismo. A fim de adicionar questões de outras aulas dessa matéria, clique na lightbox que lista as aulas de História Geral. Clique em seguida na aula cujas questões você deseja selecionar. Caso queira adicionar questões de História do Brasil, clique na primeira lightbox gerada – aquela que lista História Geral e História do Brasil. Clique, então, em História do Brasil para gerar a lightbox que contém as aulas dessa matéria. Clique na aula cujas questões você deseja selecionar.

O objetivo das lightboxes é facilitar a navegação. Por meio delas, você não precisa ficar navegando pelo portal de tela em tela. Cada questão que adicionar à prova que está gerando – independentemente de categoria (Vestibular, Ensino Médio ou Enem) ou da matéria (caso seu gerador de provas inclua mais de uma) – aparecerá na tela principal. Você deve navegar pelas lightboxes para acessar as aulas e escolher as questões que quiser. Mas lembre-se de que as questões aparecem na ordem escolhida por você, na tela principal, e não em uma lightbox.

7- Ao clicar em Finalizar, a prova que você gerou será guardada em Arquivo de provas criadas, que aparece na tela à qual você será levado após clicar em Finalizar a prova. Nessa tela, aparecem duas ferramentas: 1) Gerador de provas, caso você queira gerar outra prova, e 2) Arquivos de provas criadas, caso você deseje imprimir ou editar a prova que acabou de criar ou alguma outra que criou no passado. Em Arquivo de provas criadas, há quatro opções:

  1. Prova – visualizar qualquer uma das provas que você já criou. Você tem a opção de imprimir as provas que quiser.
  2. Gabarito – visualizar o gabarito de cada prova.
  3. Editar – opção de editar a prova: adicionar ou excluir questões.
  4. Excluir – caso não queira que a prova conste em seu arquivo. É importante ressaltar que se excluir a prova, não haverá como recuperá-la.

Como navegar pelas lightboxes

Várias lightboxes podem ficar abertas ao mesmo tempo. Assim, você pode navegar simultaneamente por diferentes matérias, tópicos, subtópicos e aulas. Você pode mover as lightboxes e posicioná-las onde preferir na tela do computador. Dessa forma, a última lightbox aberta não ocultará as outras. Para mover uma lightbox pela tela, você precisa clicar com o mouse na parte superior da lightbox: acima da linha, onde está listado o titulo e onde se encontram duas bolinhas – uma laranja, outra vermelha (veja abaixo para o que servem essas bolinhas). Mantendo o botão do mouse apertado, arraste a lightbox para onde quiser que ela fique situada, na tela.

Você também pode minimizar ou fechar uma lightbox. Para minimizá-la, clique na bolinha laranja que contém um traço branco e se situa no canto superior direito dela. Quando uma lightbox é minimizada, esse círculo se torna verde e passa a conter um quadrado. Para fechar uma lightbox, clique na bolinha vermelha que contém um x branco e se situa ao lado da bolinha laranja, no canto superior direito da lightbox. Observe que, por meio das lightboxes, você pode navegar pelos índices de todas as matérias – nas áreas de Vestibular, Ensino Médio e Enem – sem precisar ficar navegando, página por página, por todo o 10emtudo. Esse sistema de lightboxes é uma forma eficiente de navegar pelo portal, principalmente devido ao fato de o 10emtudo conter tantas aulas.

 


pgina anterior   1   prxima pgina

 



 

Minhas provas passadas
Recurso do gerador de provas
Professor: armazene on-line as provas que você criou no 10emtudo