O que faz:
O médico veterinário dedica-se à prevenção e cura de doenças em animais, visando também evitar a transmissão de doenças ao homem. Cuida de animais domésticos e silvestres, ministrando-lhes tratamento clínico e cirúrgico. Ocupa-se da qualidade dos rebanhos e do controle de produção de alimentos de origem animal. No campo da pecuária, é responsável pelo planejamento e coordenação de programas de defesa sanitária, de proteção e de desenvolvimento dos rebanhos. Também atua em laboratórios.
Campo de trabalho:
Clínica - Atende animais domésticos e de grande porte, realizando inclusive cirurgias.
Ecologia - Estudo de animais silvestres em campo ou zoológicos.
Indústria de Produtos para Animais - Gerenciamento da produção de remédios (soros, vacinas e vermífugos) e alimentos (rações, vitaminas). Pode atuar no setor de marketing de empresas e de assistência técnica ao consumidor.
Produção Animal - Fiscalização de produtos de origem animal.
Sanidade animal - Prevenção e controle de doenças e infecções.
Tecnologia da produção animal - Melhoria dos criações através de aperfeiçoamento genético, alimentação, reprodução e biotecnologia.
Regulamentação:
Lei 5517 de 23/10/1968, regulamentada pelo Decreto 64704 de 17/06/1969. Para exercer a profissão deve registrar-se no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).
Duração:
5 anos.
Conteúdo:
Os dois primeiros anos incluem aulas de Anatomia, Microbiologia, Genética, Nutrição e Produção Animal, além de Matemática e Estatística. Em seguida o aluno aprende técnicas clínicas e cirúrgicas, através do estudo de doenças.
Titulação: Médico Veterinário
Salário médio: R$ 1200,00