O que faz:
O médico dedica-se à saúde das pessoas, estudando as causas das doenças e buscando a melhor maneira de combatê-las ou preveni-las. Realiza exames clínicos de laboratórios para obter um diagnóstico, definindo o tratamento a ser adotado, com base nos resultados. Prescreve medicamentos, realiza cirurgias e participa de pesquisas que visam a descoberta de novas drogas.
Campo de trabalho:
Apoio Diagnóstico - Realiza exames com a finalide de obter diagnósticos, utilizando-se de aparelhos de ressonância magnética, ultra-som e cateterismos para avaliar problemas em órgãos internos.
Medicina Cirúrgica - Realiza cirurgias nas diferentes partes do corpo humano por motivos de saúde ou estéticos.
Medicina Clínica - Diagnostica e trata de doenças nas seguintes áreas: Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Angiologia, Broncoesofalogia, Cancerologia ou Oncologia, Cardiologia, Citopatologia, Dermatologia, Eletroencefalografia, Endocrinologia e Metabolia, Endoscopia, Fisiatria, Foniatria, Gastroenterologia, Genética Clínica, Geriatria e Gerontologia, Ginecologia, Hansenologia, Hematologia, Hemoterapia, Infectologia, Nefrologia, Neurofisiologia, Neurologia, Nutrologia, Obstetrícia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Psiquiatria, Radiologia, Radioterapia, Reumatologia, Sexologia, Terapia Intensiva, Tisiologia e Urologia.
Medicina Esportiva - Tratamento de doenças e lesões decorrentes da prática de esportes; orientação de atividades físicas e trabalho com preparadores e fisioterapeutas.
Medicina Legal - É o profissional responsável pelos exames em pessoas vivas ou mortas, investigações de paternidade e autópsia de cadáveres para determinar as causas da morte.
Medicina Social - Prevenção e tratamento de doenças em grupos definidos. Pode atuar em medicina comunitária e sanitária ou em medicina do trabalho.
Regulamentação:
Decreto 44.045 de 19/07/1958. Necessita do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) para exercer a profissão.
Duração:
6 anos mais o período de residência, que varia de acordo com a especialidade.
Conteúdo:
O curso é ministrado em período integral e inclui muita leitura, estudos e pesquisas em laboratórios. Nos dois primeiros anos há quatro disciplinas básicas: Anatomia,. Fisiologia, Patologia e Bioquímica, com a inclusão de trabalhos práticos em laboratórios, dissecação de cadáveres humanos e de animais. A partir do terceiro ano se iniciam as disciplinas profissionalizantes e os alunos passam a ter contato com os pacientes. A partir de então começam a aprender técnicas de exames clínicos e de cirurgias, além de especialidades como Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria e Cardiologia. O estágio supervisionado obrigatório, com plantões em hospitais, escolas ou em postos de saúde é feito nos últimos quatro semestres. A residência médica é obrigatória após a formatura. A residência é feita em hospitais com equipes de professores e especialistas.
Titulação: Médico.
Salário médio: R$ 1500,00