Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
JORNALISMO
 

O que faz:

Busca e transmite informações atualizadas e que sejam do interesse público, utilizando os veículos de comunicação (rádio, jornais, revistas, televisão e internet). Apura os fatos, sempre observando a autenticidade das informações. Redige e edita reportagens; coordena setores de comunicação de empresas e governos. Também presta assessoria a pessoas públicas, políticos e artistas.


Campo de trabalho:

Assessoria de Imprensa - Promove a ligação entre empresas, personalidades e artistas com a imprensa, sendo o responsável pelas informações e pelo material de divulgação distribuídos.



Fotojornalismo - Fotografa pessoas e eventos com a finalidade de divulgação em jornais, revistas e internet.



Reportagem - Coleta informações e redige textos que apresentam a característica de notícia, com a finalidade de divulgá-los em jornais, revistas, rádio, televisão e internet.



Edição - Decide a estratégia a ser adotada na abordagem das reportagens, selecionando fotos e ilustrações que serão utilizadas nos veículos impressos e na internet, bem como as imagens e sons que formarão o conteúdo dos documentários e noticiários a serem veiculados em rádio e TV.


Regulamentação:

Decreto 83.384 de 13/03/1979. Deve registrar-se nas Delegacias Regionais do Ministério do Trabalho para poder exercer a profissão.


Duração:

4 anos


Conteúdo:

O currículo visa a uma boa formação geral e cultural do aluno e inclui as disciplinas de Língua Protuguesa, Economia, Teoria da Comunicação, Antropologia, Sociologia, Filosofia e História da Arte, além de Técnicas de Redação e linguagem específica de cada veículo. Há, também, aulas em laboratórios de fotografia e artes gráficas. O currículo é complementado com aulas de Rádio e Televisão. Algumas escolas apresentam, ainda, disciplinas voltadas para o trabalho na Internet.


Titulação: Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Jornalista.

Salário médio: R$ 1700,00

 

Apostilas


 

Banco de Questões
Novas questões de Exatas
87 de Física, 334 de Química e 330 de Matemática