Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
FONOAUDIOLOGIA
 

O que faz:

Estuda e trata dos problemas da fala, da audição, da escrita e da leitura, com o uso de técnicas e métodos específicos. É considerado o terapeuta da voz, da fala, da audição e das linguagens oral e escrita. Trata de distúrbios como surdez, mudez, gagueira, problemas de dicção e outros. Para isso, faz exames, diagnósticos e desenvolve programas terapêuticos para cada caso. Trabalha também com artistas no seu aperfeiçoamento vocal.


Campo de trabalho:

Audiologia - Realiza testes que visam a obtenção do diagnóstico de distúrbios de audição em recém-nascidos, crianças e adultos. Pode indicar e adaptar aparelhos para a surdez, sempre seguindo a orientação do otorrinolaringologista. Atua ainda na elaboração de programas preventivos de redução de barulho nas fábricas.



Fonoaudiologia Clínica - Pesquisa, diagnostica e previne distúrbios de comunicação oral e escrita; atuando no atendimento a pacientes com problemas de gagueira, voz, alterações de fala ou que apresentam dificuldades no aprendizado da linguagem.



Fonoaudiologia Educacional - Estudo do desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças; implantação de programas de prevenção de distúrbios da fala; orientação a professores sobre métodos de ensino a deficientes e uso da voz em sala de aula.



Fonoaudiologia Estética - Treinamento da expressão vocal de atores, locutores, apresentadores e políticos.


Regulamentação:

Lei 6965 de 09/12/1981. Necessita do registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia (CRFa) para exercer a profissão.


Duração:

4 anos, com estágio supervisionado obrigatório.


Conteúdo:

Psicologia, Neurologia, Bioquímica e Pedagogia compõem o currículo básico, além de Lingüística, Fonética, Fonologia, Anatomia e Fisiologia da Audição. Os alunos têm aulas também sobre procedimentos clínicos para avaliação e tratamento dos distúrbios da linguagem, da voz e da audição com base em casos reais.


Titulação: Fonoaudiólogo.

Salário médio: R$ 1000,00

 



 

Atividades de Sala de Aula
Atividades de Inglês
6 novas atividades