Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
FISIOTERAPIA
 

O que faz:

É responsável pelo tratamento e pela prevenção de disfunções orgânicas causadas por doenças ou acidentes. Realiza massagens e exercícios que ajudam o corpo a recuperar seus movimentos. Sua função é auxiliar pessoas que estão com alguma limitação física ou orgânica a retomar suas atividades normais. Trabalha também com gestantes e idosos.


Campo de trabalho:

Afecções respiratórias - Ensino de exercícios respiratórios para doentes que estão de cama ou com bronquite crônica, asma ou enfisema pulmonar. É responsável pelo controle dos aparelhos de respiração e aspiração das secreções pulmonares de pacientes em UTI.



Dermatologia - Aplicação de massagens e de raios laser, ultravioleta ou infravermelho em áreas de articulação muscular, com a finalidade de acelerar o processo de cicatrização.



Estimulação precoce - Ajudar o desenvolvimento físico, motor e sensorial de crianças e bebês com problemas neurológicos.



Fisioterapia Esportiva - Reabilitação de atletas contundidos.



Fisioterapia do Trabalho - Avaliação, prevenção e tratamento de moléstias decorrentes das funções desempenhadas em locais de trabalho.



Geriatria e Gerontologia - Atendimento a idosos para estimulo da musculatura e coordenação motora.



Gestantes - Atendimento a gestantes para evitar problemas circulatórios e de postura, além de prepará-las para o parto.



Neurologia - Atendimento a pacientes com traumatismo craniano, derrame cerebral ou paralisia, com a finalidade de recuperação da coordenação motora.



Ortopedia e Traumatologia - Uso de técnicas como eletroterapia, termoterapia e hidroterapia para estimular a movimentação e a circulação em pacientes com fraturas, traumas musculares e luxações.



Reeducação postural - Atendimento a pacientes com deformidades na coluna ou problemas de postura.



Reumatologia - Atendimento a pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismo.


Regulamentação:

Decreto-Lei 938 de 13/08/1969. Necessita do registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para exercer a profissão.


Duração:

4 anos, com estágio obrigatório em hospitais ou centros de saúde.


Conteúdo:

O currículo inclui aulas em período integral e muita leitura, com disciplinas como Anatomia, Biologia, Fisiologia, Histologia, Psicologia e Saúde Pública. A parte prática inclui aulas de Cinesioterapia (tratamento por meio de movimentos), Massoterapia (massagens), Termoterapia (aplicação de calor ou frio) e Hidroterapia (tratamento por meio de água).


Titulação: Fisioterapeuta.

Salário médio: R$ 1200,00

 

Apostilas


 

Aulas de Inglês
5 novas aulas
Aulas de Interpretação de Textos