Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
FARMÁCIA E BIOQUÍMICA
 

O que faz:

Estuda os medicamentos e as reações que provocam nos organismos. Trabalha em todas as fases da produção de medicamentos e cosméticos; pesquisa e desenvolve novos remédios, trabalhando com médicos e biomédicos. Atua também em farmácias de manipulação, preparando receitas especiais solicitadas por profissionais da área de saúde e veterinários. Acompanha ainda a industrialização de alimentos, testando e controlando sua qualidade nutritiva.


Campo de trabalho:

Alimentos - É responsável pela realização de exames químicos e microbiológicos para análise de aspectos nutricionais; acompanhamento do processo de fabricação de alimentos, incluindo o seu desenvolvimento e o seu controle de qualidade.



Análises Clínicas - Realização de testes em laboratórios para diagnósticos clínicos; desenvolvimento e produção de kits para exames laboratoriais.



Análises Toxicológicas - É responsável pela realização de exames em substâncias humanas, animais e vegetais, alimentos ou em ambientes, com a finalidade de detectar a contaminação por agentes tóxicos (drogas, medicamentos ou substâncias químicas em geral).



Farmácia - Preparação de medicamentos de acordo com prescrição de profissionais da área de saúde. Atua no controle e distribuição de remédios.



Farmácia Industrial - Produção de medicamentos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene pessoal e para ambiente.



Medicamentos - Desenvolve pesquisas nas industrias farmacêuticas com o intuito de descobrir novas drogas.



Vigilância Sanitária - Cuida da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes de comercialização.


Regulamentação:

Decreto 85878 de 07/04/1981. Necessita do registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) para exercer a profissão.


Duração:

5 anos, com estágio supervisionado obrigatório.


Conteúdo:

Química, Biologia, Matemática, Estatística e Física são disciplinas muito presentes no currículo básico do curso. Na área específica, também continuam presentes através das disciplinas de Farmacotécnica, Química Farmacêutica e Farmacologia. O aluno pode optar pelas seguintes habilitações: Farmácia e Bioquímica. Se escolher esta última, terá um ano a mais de curso, com matérias específicas: Análises Clínicas e Toxicológicas, e Alimentos e Farmácia Industrial. Ambos os cursos possuem muitas aulas práticas.


Titulação: Graduado em Farmácia ou Farmacêutico.

Salário médio: R$ 1000,00

 



 

Temas de Redação
Área exclusiva para professores
Tema: A Fome no Brasil