Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ENGENHARIA CIVIL
 

O que faz:

É o ramo da engenharia responsável pelo planejamento e execução de obras como prédios, casa, pontes, viadutos e estradas. Projeta e acompanha a obra, controla materiais, custos e normas de segurança, além de gerenciar as equipes deo trabalho. Prepara as plantas e determina as especificações das construções, estudando o solo e o subsolo do local, dirigindo o assentamento dos alicerces, encanamentos e dutos. Calcula os efeitos dos desníveis do terreno, da pressão dos ventos e das mudanças de temperatura sobre a resistência da obra.


Campo de trabalho:

Construção Urbana - Projeta, constrói e reforma edifícios residenciais, comerciais e industriais.



Estruturas e Fundações - Projeto e construção de estrutura (madeira, concreto e aço) e de fundações que apóiam as edificações. É responsável pelos cálculos sobre o material a ser utilizado e pelas dimensões da obra.



Hidráulica - Projeto e construção de barragens, canais e eclusas; instalações hidráulicas para a produção de energia elétrica, sistemas de irrigação e drenagens e estações de bombeamento de água.



Saneamento - Planejamento e construção de redes de captação e distribuição de águas e estações para tratamento de água e de esgotos.



Transportes - Planejamento e coordenação de obras como ferrovias, rodovias, hidrovias, pontes, viadutos, portos e aeroportos.


Regulamentação:

Lei 5194 de 24/12/1966. As atribuições do profissional foram determinadas pela Resolução 218 de 29/06/1973 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).


Duração:

5 anos, incluindo estágio supervisionado obrigatório.


Conteúdo:

Cálculos e desenho de estruturas em três dimensões são atividades que fazem parte da rotina do curso. Matemática, Física, Química, Estatística e Topografia; Mecânica dos Fluídos, Resistência dos Materiais e Hidráulica, além de Estruturas em Concreto e em Terra são as principais disciplinas do curso. Estão incluídas também aulas de Administração, Economia e desenvolvimento de projetos em laboratório.


Titulação: Engenheiro Civil

Salário médio: R$ 1700,00

 



 

Atividades de Sala de Aula
Atividades de Inglês
6 novas atividades