Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ENGENHARIA AGRÍCOLA
 

O que faz:

Elabora estratégias para aumentar a produtividade do campo. Trabalha na melhoria do uso do solo, na preservação de mananciais e no controle dos fatores responsáveis pela vida e pela qualidade das plantas e dos animais, e também na otimização da produção. Sua atividade inclui projetos de irrigação, drenagem, mecanização da agricultura e combate à erosão. Estudar métodos e instalações para a armazenagem de produtos também faz parte de seu trabalho.


Campo de trabalho:

Construção Rural e Ambiência - É responsável pelo projeto, execução e manutenção de várias obras ligadas ao campo, entre as quais estábulos e estufas.



Energização Rural - Pesquisa, projeta e constrói sistemas de eletrificação rural, além de estudar outras fontes de energia.



Engenharia de Águas e Solos - Esta área une os conhecimentos de Agronomia e Engenharia e o profissional trabalha em projetos e construção de sistemas de irrigação, drenagem, açudes e barragens. Além de combater a erosão, pesquisa técnicas de conservação dos recursos naturais.



Mecanização Agrícola - Projeta e constrói equipamentos agrícolas como tratores e máquinas de pré-processamento. O campo de atuação do profissional desta especialidade é principalmente a agroindústria, onde ele atua implantando programas e sistemas de mecanização, além de garantir assistência técnica aos agricultores.



Planejamento Agropecuário - Presta serviços na área de administração ou assistência administrativa em propriedades rurais. Pode atuar também em empresas privadas, órgãos governamentais ou bancos.



Pré-processamento e Armazenagem Agrícola - É responsável por programas e projetos de processos de beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas, de acordo com as característica de cada um. Visa garantir as suas propriedades e a boa qualidade do produto.


Regulamentação:

Lei 5194 de 24/12/1966. As atribuições do Engenheiro Agrícola foram determinadas pela Resolução 256 de 14/12/1966 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).


Duração:

5 anos, incluindo um estágio supervisionado obrigatório.


Conteúdo:

As áreas de Engenharia, Matemática e Física compõem o núcleo básico do currículo de Engenharia Agrícola, além de aulas sobre o manejo de sistemas agroindustriais, proteção ao meio ambiente e Economia. Aulas em laboratórios e nos campos também permitem ao aluno começar a projetar máquinas.


Titulação: Engenheiro Agrícola

Salário médio: R$ 1700,00

 



 

Monte provas rapidamente
Milhares de questões por matéria
3 categorias de questões: Vestibular, Enem e Ensino Médio