Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ENGENHARIA AERONÁUTICA
 

O que faz:

Projeta e constrói aeronaves. É o responsável pela elaboração, execução e coordenação de projetos de aviões, helicópteros, satélites e naves espaciais. Além de desenhar o projeto, determina as especificações de cada aparelho, desenvolvendo técnicas para a montagem e definindo os recursos necessários para a construção e a manutenção das aeronaves. Outras atividades desenvolvidas por este profissional estão relacionadas ao planejamento dos serviços ligados a infra-estrutura aeronáutica, tais como a construção de aeropórtos e a implantação de novas linhas de tráfego aéreo.


Campo de trabalho:

Engenharia espacial - Projeto e construção de foguetes e satélites. O engenheiro estuda as trajetórias a serem percorridas, as condições de estabilidade do aparelho durante o vôo e a sua estrutura, sendo responsável, também, pelos testes de funcionamento no espaço. Esta especialidade exige conhecimentos de Astronomia.



Manutenção de Aeronaves - Planejamento e implantação de programas de manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. É o responsável pelo cronograma de inspeções e reparos.



Planejamento de Operação - Controla a operação das aeronaves e a definição das rotas, tamanho das frotas, infra-estrutura de apoio e o combustível necessário para os vôos.



Projeto de Aeronaves - Elabora os projetos de aviões, helicópteros, planadores, balões, dirigíveis e foguetes. Além de elaborar os desenhos, define os materiais e os métodos para a construção das aeronaves. Os recursos da Informática são instrumentos fundamentais para o desempenho desta atividade.



Sistemas de Aplicação Aeroespacial - Projeta, constrói e instala sensores, motores e outros instrumentos aeroespaciais. É o responsável pela adaptação dos sistemas de combustível, pressurização, ar-condicionado, prevenção contra incêndio e outros esquemas de segurança de vôo.


Regulamentação:

Lei 5194 de 24/12/1966. As atribuições do Engenheiro de Aeronáutica são fixadas pela Resolução 218 de 29/06/1973 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA).


Duração:

5 anos, com a apresentação de um trabalho de graduação ligado a um estágio em uma indústria ou um órgão de pesquisa.


Conteúdo:

O curso possui dois anos básicos de Engenharia nos quais são ministradas disciplinas de Matemática, Física, Química e Cálculo. A formação assemelha-se à do Engenheiro Mecânico, mas voltada ao projeto da estrutura de aeronaves, com enfoque para materiais, mecânica do vôo, projeto, manutenção de aeronave e aerodinâmica. Durante todo o curso há uma carga elevada de aulas em laboratório. Inglês, Economia, Administração e Direito também fazem parte do currículo.


Titulação: Engenheiro Aeronáutico

Salário médio: R$ 2000,00

 

Apostilas


 

Minhas provas passadas
Recurso do gerador de provas
Professor: armazene on-line as provas que você criou no 10emtudo