Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA
 

O que faz:

Auxilia em cirurgias e acompanha a evolução do estado geral do paciente.
Coordena e supervisiona o trabalho de técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem em hospitais e centros médicos. O enfermeiro pode ainda prestar serviços a domicílio, como aplicar injeções e ajudar na higiene pessoal dos pacientes.


Campo de trabalho:

Atendimento Domiciliar - Presta serviços na residência de pacientes, cuidando de sua higiêne e do seu bem-estar, além da organização e aplicação dos medicamentos necessários.



Enfermagem Geral - Planeja e coordena o trabalho de auxiliares e atendentes em unidades de enfermagem, sendo o responsável pelos cuidados diretos dos pacientes.



Enfermagem Geriátrica - Presta assistência a idosos, doentes ou não, em clínicas de repouso e hospitais.



Enfermagem do Trabalho - Participa de programas de prevenção de doenças de trabalho dentro das empresas, prestando atendimento nos ambulatórios das mesmas.



Enfermagem de Saúde Pública - Participa de programas de saúde pública e educação sanitária em centros de saúde, creches, hospitais e escolas, além de programas de controle e investigação de doenças transmissíveis, endemias e epidemias.



Enfermagem Médico-Cirúrgica - É o responsável pela assistência pré-operatória e pós-operátoria em pronto-socorros, unidades de hemodiálise, centros cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Controla os sinais vitais dos pacientes, opera aparelhos médicos e cuida da recuperação pós-anestésica dos pacientes.



Enfermagem Obstétrica - Presta assistência à gestante do pré-natal ao pós-parto. Trabalha em programas e campanhas de planejamento familiar.



Enfermagem Pediátrica - Trabalha com crianças em hospitais, centros de saúde e UTIs para recém-nascidos.



Enfermagem de Resgate - Participa de equipes de salvamento de vítimas dos mais variados tipos de acidentes.



Ensino - Leciona Enfermagem, Higiene e Programas de Saúde em escolas de primeiro e segundo graus e em cursos profissionalizantes de Enfermagem.


Regulamentação:

Lei 7499 de 25/06/1986 e Decreto-lei 94406 de 08/06/1987. É obrigatório o registro no Conselho Regional de Enfermagem (CRE).


Duração:

4 anos, com estágio supervisionado obrigatório. Algumas escolas exigem também o estudo de casos clínicos no último ano do curso.


Conteúdo:

Genética, Embriologia, Fisiologia e Bioquímica são disciplinas básicas do currículo, além de Biologia, Psicologia e Sociologia. A partir do segundo ano, são incluídas disciplinas específicas das áreas de Obstetrícia, Saúde Pública e Enfermagem. Misturam-se às disciplinas teóricas aulas práticas de Anatomia, Microbiologia, Citologia, Histologia e Parasitologia. Aulas de Didática e Administração aplicadas aos serviços de saúde completam o currículo do curso.


Titulação: Enfermeiro, Enfermeiro Médico-Cirúrgico , Enfermeiro Obstetra, Enfermeiro de Saúde Pública e Licenciado em Enfermagem e Obstetrícia.

Salário médio: R$ 1400,00

 



 

Aulas de Inglês
5 novas aulas
Aulas de Interpretação de Textos