Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
EDUCAÇÃO FÍSICA
 

O que faz:

Promove a saúde e a capacidade física das pessoas através de exercícios e atividades corporais. Prepara crianças e adultos para a prática de esportes e busca o desenvolvimento potencial do corpo humano, visando uma melhor qualidade de vida. Seu trabalho se destina, também, a criar o hábito da atividade física, educar os movimentos, aumentar a flexibilidade e prevenir atrofias musculares. Cuida ainda, da preparação de atletas para esportes individuais e coletivos, sejam profissionais ou amadores. Atua na área médica, ajudando na recuperação de indivíduos portadores de deficiências físicas, entre outras atividades.


Campo de trabalho:

Condicionamento Físico - Dá aulas de ginástica coletiva e individual, visando a melhoria da condição muscular e cardiovascular, principalmente para adultos e idosos. É responsável pelo planejamento e desenvolvimento de atividades físicas individuais e coletivas em escolas, academias de ginástica e de musculação, ginásios esportivos e piscinas.



Consultoria e assessoria - Pode atuar junto a órgãos públicos e empresas privadas para organização e implantação de programas de Educação Física para funcionários. Avalia programas educativos em centros comunitários, parques, hospitais, clínicas, "spas", creches, hotéis, casas de menores e penitenciárias.



Ensino - Leciona em escolas de primeiro, segundo e terceiro graus. Para exercer esta atividade o bacharel deve complementar sua formação com disciplinas do currículo do curso de Licenciatura.



Grupos Especiais - Organiza e implanta atividades recreativas para idosos, deficientes físicos e mentais, pessoas com problemas cardíacos, de coluna ou musculares.



Recreação - É o responsável pelo entretenimento de hóspedes, associados e turistas em hotéis, clubes e "spas".



Treinamento - Desempenha a função de técnico de equipes das mais variadas modalidades esportivas, profissionais ou amadores.


Regulamentação:

A lei 9696/98 regulamenta a profissão de Educação Física e cria conselhos federal e regionais.


Duração:

4 anos, com estágio obrigatório. Algumas escolas exigem ainda a apresentação de uma monografia para a conclusão do curso.


Conteúdo:

O currículo engloba uma série de matérias da área de Ciências Biológicas, como Bioquímica, Fisiologia, Anatomia e Ortopedia, além de aulas de Psicologia, Sociologia, Filosofia, Estatística, Administração e Economia. Nas aulas práticas, o aluno tem a oportunidade de estudar diversos exercícios físicos, técnicas esportivas, desenvolvimento motor e ginástica para as diferentes faixas etárias. Trabalhos em laboratórios, pesquisas e muita leitura também estão incluídos no curso. Para dar aulas em escolas, o aluno precisa obter a Licenciatura em Educação Física; para atuar em clubes, academias, condomínios e empresas é necessário o Bacharelado.


Titulação: Bacharel ou Licenciado em Educação Física.

Salário médio: R$ 800,00

 

Apostilas


 

Simulados
Prepare-se para o Vestibular
Número ilimitado de simulados. Correção automática. Conheça o Simulado Personalizado do 10emtudo.