Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ECOLOGIA
 

O que faz:

Estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente. O objetivo da Ecologia é o equilíbrio entre as diversas formas de vida na Terra. Para desenvolver o seu trabalho, o ecologista precisa ter conhecimentos de várias áreas, entre as quais, Zoologia, Botânica, Paleontologia, Geologia Histórica, Geografia, Meteorologia e Demografia. Entre suas atividades estão a investigação da distribuição das espécies animais e vegetais e da distribuição e do funcionamento dos sistemas ecológicos. O ecologista estuda também o impacto da ação do homem sobre o meio ambiente, analisando as conseqüências provocadas pela poluição, pelos desmatamentos e pelas obras em geral. Estuda ainda, os efeitos dos produtos químicos como fertilizantes e defensivos agrícolas sobre a flora, fauna e sobre a saúde do homem.


Campo de trabalho:

Avaliação de Riscos e Impactos Ambientais - Acompanhamento da instalação e do funcionamento de indústrias ou qualquer outro empreendimento que possa interferir no meio ambiente; fiscalização das leis de defesa do meio ambiente e de relatórios de impacto sobre o meio ambiente (RIMAs), documentos obrigatórios antes de qualquer obra.



Consultoria Ambiental - Presta serviços a órgãos públicos e privados em questões ligadas à ecologia. É responsável pela elaboração de planos diretores que orientam o crescimento de cidades e por projetos de arborização. Pode também trabalhar em parques florestais, estações ecológicas e zoológicos.



Diagnóstico dos meios físico, biológico, antrópico e suas inter-relações - Faz o levantamento global da situação ambiental em áreas determinadas; estuda o solo, os ventos, o clima, os recursos hídricos, a flora, a fauna e as atividades do homem em uma região, antes da instalação de indústrias ou de empreendimentos de mineração. Desenvolve projetos que visam a recuperação de áreas devastadas.



Educação Ambiental - Trabalha na orientação de monitores e visitantes em parques, reservas e zoológicos. Dá treinamento para professores e palestras para alunos.



Recuperação e manejo do ecossistema - Faz o levantamento e o planejamento das atividades necessárias para a recuperação de recursos naturais em áreas destruídas ou prejudicadas pela ação do homem. Pesquisa as melhores formas de utilização econômica de uma região.



Turismo Ecológico - Promove a exploração turística de locais que apresentam a ecologia como característica predominante, visando a educação ambiental das pessoas.


Regulamentação:

Não há.


Duração:

4 anos, com estágio obrigatório de 300 horas e apresentação de uma monografia para a conclusão do curso.


Conteúdo:

O currículo contém aulas de biologia, química, geologia e matemática, além de estudos específicos de ecossistemas e poluição. Cerca de 40% das aulas são práticas, incluindo visitas a parques e estações ecológicas. O aluno aprende também a manipular equipamentos de medição de dados ambientais e a identificar problemas da flora e da fauna.


Titulação: Bacharel em Ecologia ou Ecólogo.

Salário médio: R$ 800,00

 

Apostilas


 

Como estudar no 10emtudo
Guia de uso
Aprenda sobre as áreas e ferramentas do 10emtudo