O que faz:
Cria e compõe ambientes dentro de um espaço arquitetônico, segundo padrões de estilo, moda, funcionalidade e estética. Atua no campo denominado Arquitetura de Interiores, em residências, locais de trabalho ou lazer. Pesquisa materiais, acabamentos, iluminação e técnicas para composição de ambientes. Deve levar sempre em conta a personalidade dos clientes e a sua disponibilidade financeira. É uma mistura de arquiteto, artista e paisagista.
Campo de trabalho:
Decoração de interiores - Define o estilo de projetos de interiores. Faz o planejamento artístico e funcional do espaço. Escolhe móveis e acessórios e sugere o estilo para revestimento de pisos e paredes.
Desenho de móveis - Cria móveis, levando em consideração o espaço disponível e as necessidades do cliente.
Elaboração de Projetos - Prepara esboços, plantas e maquetes, apresentando em detalhes a utilização do espaço, disposição dos móveis e objetos, tipos de acabamento, cores e iluminação.
Gerenciamento - Supervisão de toda a execução do projeto de decoração, determinando recursos financeiros, materiais e humanos, além da compra de acessórios, móveis, tintas, tecidos e luminárias. Orienta a equipe de trabalho na montagem dos ambientes.
Regulamentação:
Não há.
Duração:
4 anos, com estágio supervisionado obrigatório e apresentação de uma monografia para conclusão do curso.
Conteúdo:
Fornecer uma ampla bagagem cultural é um dos objetivos básicos do currículo, que inclui aulas de História da Arte e do Mobiliário, Arquitetura, Estética, Fotografia e Introdução ao Desenho Industrial. As aulas técnicas incluem Ergonomia, Conforto Ambiental, Iluminação, Cores e Projetos - com aulas de perspectiva, desenho artístico e arquitetônico. Ao longo do curso, o aluno entra em contato com diversos tipos de material de acabamento e técnicas específicas da profissão. Visitas a escritórios de decoração e palestras com profissionais da área fazem parte das atividades extracurriculares.
Titulação: Bacharel em Decoração ou Decorador
Salário médio: R$ 800,00