Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
CINEMA
 

O que faz:

Cria e desenvolve filmes por meio de técnicas específicas, envolvendo-se em diversas fases do processo de produção. Enredo, iluminação e cenário são algumas das atividades por ele acompanhadas ou desempenhadas. Criatividade e senso artístico são qualidades importantes nesta profissão, além da capacidade de trabalhar em equipe. Luz, câmera, ação! Com estas três palavras, o cineasta cria um mundo de fantasia.


Campo de trabalho:

Animação - Criação de imagens com a utilização de desenhos, fotografias e outros meios. Modernos recursos tecnológicos, como a computação estão abrindo novas perspectivas ao setor.



Argumento e roteiro - Elaboração de textos resumidos sobre o tema do filme, com a descrição detalhada dos personagens, cenas, diálogos e movimentos de câmera. É fundamental para o bom trabalho de todos os membros da equipe.



Crítica e pesquisa - Estudo de obras cinematográficas. O cineasta pode trabalhar em universidades, centros de pesquisa ou na imprensa.



Direção de Arte - Planejamento e concepção visual e sonora do filme e coordenação de cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores, com o intuito de garantir a qualidade das cenas.



Direção - Atua como coordenador geral da produção, participando de todas as etapas da realização do filme.



Fotografia - Definição do melhor tipo de luz e a melhor localização de foco para cada cena. Coordenação de todos os aspectos referentes à imagem.



Montagem - Seleção, organização e junção das cena, em ordem lógica e com senso artístico.



Produção - Planejamento, coordenação e execução das atividades de apoio à realização do filme. Contrata atores e técnicos, prepara e segue um plano de filmagem e faz um levantamento de tudo o que é necessário para a realização do filme.



Roteiro - Adptação ou criação de histórias para serem filmadas, com a criação de personagens e determinação do desenvolvimento da ação.



Sonorização - Elaboração do som do filme, responsável pela gravação, montagem, mixagem e sincronização dos diálogos, sons ambientes, efeitos especiais e trilha sonora.


Regulamentação:

Lei 6533 de 24/05/1978 e Decreto 82.385 de 05/10/1978.


Duração:

4 anos.


Conteúdo:

As matérias básicas do curso são História da Arte e Teoria Cinematográfica. No segundo ano iniciam-se as aulas sobre técnicas de roteiros, montagem, direção e sonorização, além do manuseio de equipamentos, tais como filmadora e montadora. O currículo inclui, ainda, aulas de Administração, que visam dar ao aluno conhecimentos para que possa acompanhar o gerenciamento de recursos humanos, materiais e financeiros de uma produção.


Titulação: Bacharel em Cinema ou Cineasta

Salário médio: R$ 1200,00

 



 

Banco de Questões
Novas questões de Exatas
87 de Física, 334 de Química e 330 de Matemática