Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
CIENCIAS ECONÔMICAS
 

O que faz:

Estuda a utilização dos recursos disponíveis para a produção e distribuição de bens e mercadorias entre os indivíduos e a sociedade. Estuda as relações econômicas entre os diversos setores sociais e propõe políticas econômica, cambial e financeira do governo. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos em qualquer ramo da atividade humana, seja na agricultura, no comércio, na indústria e no setor de serviços. Atua tanto em empresas privadas quanto em institutos e órgãos públicos, municipais, estaduais e federais.


Campo de trabalho:

Comércio Internacional: planejamento da estratégia de transações comerciais entre empresas de diferentes países; estudo das oportunidades de exportação e importação e das tendências dos mercados nacional e internacional.

Economia Agroindustrial: análise e planejamento das atividades produtivas de empresas agropecuárias e suas relações com outros setores da economia.

Economia Urbana: estudo de soluções para os problemas das cidades levando em consideração as necessidades e o perfil da população.

Finanças Públicas: definição das políticas econômicas de um país, estado ou município. Busca o equilíbrio entre a receita e a despesa visando a previsão dos efeitos sociais de medidas econômicas.

Recursos Humanos e do Trabalho: análise dos diferentes aspectos do mercado de trabalho incluindo dados como taxa de desemprego, massa salarial. É também responsável pela elaboração de planos de cargo e de salário em empresas privadas.

Sistema Financeiro: elaborar e analisar a viabilidade de projetos e de créditos de uma firma. Pode atuar nos setores de planejamento e controle financeiro de empresas, bancos e outras instituições.

Tecnologia e Desenvolvimento: estudo dos impactos econômicos da introdução de novas tecnologias e produtos no mercado. Faz também estudos sobre projetos industriais e urbanos levando em consideração a questão do meio ambiente.


Regulamentação:

Decreto 31794 de 13/08/1951. Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Economia (CRE).


Duração:

4 anos e inclui a apresentação obrigatória de uma monografia para conclusão do curso.


Conteúdo:

O curso dá ao aluno uma visão abrangente das principais questões ligadas à sociedade e o currículo inclui disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Exatas, entre as quais Matemática Financeira, Estatística, Contabilidade, Ciências Sociais, Formação Econômica do Brasil, Desenvolvimento Socioeconômico e Macroeconomia.


Titulação: Bacharel em Ciências Econômicas ou Economista.

Salário médio: R$ 1800,00

 

Apostilas


 

Como estudar no 10emtudo
Guia de uso
Aprenda sobre as áreas e ferramentas do 10emtudo