O que faz:
O biomédico pesquisa as causas das doenças e a maneira de combatê-las. Realiza exames e testes de laboratório para identificar as doenças, interpreta os resultados e trabalha em colaboração com outros especialistas da área médica. Seu campo de trabalho está entre a Medicina Clínica e a Medicina Científica.
Campo de trabalho:
Anatomia - Estudo da forma e da estrutura dos organismos vivos e de suas partes em separado.
Biofísica - Investigação dos processos fisiológicos dos seres vivos, aliando os conhecimentos da Física aos da Biologia.
Biologia Molecular - Estuda a estrutura a as funções dos organismos celulares; pesquisa sobre o papel das proteínas e dos genes no desenvolvimento do organismo.
Bioquímica - Estudo das substâncias e dos processos químicos nos organismos vivos.
Biotecnologia - Manipulação de substâncias, microorganismos, animais e plantas, visando a criação de produtos benéficos à saude humana, como por exemplo, vacinas.
Ecologia - Estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.
Farmacologia - Pesquisa sobre os fatores físicos e químicos que afetam os animais e vegetais; desenvolve medicamentos e analisa os fatores químicos e físicos que afetam animais e vegetais. É uma atividade centrada principalmente em laboratórios, seja de institutos de pesquisa, seja da indústria farmacêutica.
Genética - Investigação das leis de hereditariedade e estudo dos processos de intervenção nesta área através da Engenharia Genética.
Histologia - Estudo da constituição e das funções dos tecidos e dos órgãos dos seres vivos.
Imunologia - Estudo dos sistemas e processos de defesa do organismo, com a finalidade de elaboração de remédios e vacinas.
Parasitologia - Estudos dos parasitas de animais e vegetais.
Patologia - Estudo das doenças, seus diagnósticos e tratamento em animais ou vegetais. Análise das alterações orgânicas causadas pelas moléstias.
Psicobiologia - Estudo das drogas que atuam no sistema nervoso central, como por exemplo, psicotrópicos e antidepressivos.
Regulamentação:
Lei 6684 de 08/09/1979. Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).
Duração:
4 anos.
Conteúdo:
O currículo inclui as disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Informa'tica Laborial, Patologia, além de Matemática e Estatística, estas últimas consideradas básicas para tabular os resultados das pesquisas. Além de aulas teóricas, o aluno participa de muitas atividades em laboratório, onde aprende a manipular equipamentos, trabalhar com reagentes químicos e orgânicos, além de desenvolver muitas pesquisas.
Titulação: Bacharel em Ciências Biomédicas, na modalidade médica ou Biomédico.
Salário médio: R$ 1000,00