Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
 

O que faz:

Estuda todos os aspectos físico-químicos da vida. Investiga a origem, estrutura, evolução e função dos seres vivos; classifica as diferentes espécies animais e vegetais e estabelece suas relações com o meio ambiente. Pesquisa eventuais alterações orgânicas e funcionais causadas por substâncias e toxinas, além dos efeitos de microorganismos sobre todas as formas vivas. Realiza ainda, pesquisas sobre os mecanismos genéticos, além das aplicações industriais ou alimentares de bactérias.


Campo de trabalho:

Aqüicultura - Coordenação de criações de animais e organismos aquáticos (peixes, jacarés, rãs ou algas, entre outros). Pode-se trabalhar em tanques, viveiros, fazendas ou em lagos em processo de repovoamento.



Biofísica - Estudo dos aspectos físicos dos organismos vivos. É uma área multidisciplinar que atua como apoio para outros setores da Biologia. Pode-se também participar de projetos de desenvolvimento e construção de próteses para o corpo humano com órgãos extraídos de animais.



Biologia Celular e Marinha - Investigação da estrutura e funcionamento das células, além do estudo da fauna e flora do mar.



Bioquímica - Pesquisa sobre as reações químicas dos seres vivos.



Biotecnologia - Desenvolvimento de substâncias para uso médico e ecológico através da Engenharia Genética visando a sua produção industrial.



Botânica - Estudo das plantas sob seus vários aspectos. Pode-se trabalhar em laboratórios e viveiros.



Ecologia - Administração de reservas naturais, catalogação de animais e vegetais, além do estudo do impacto da ação do homem sobre o meio ambiente.



Farmacologia - Pesquisa sobre os fatores físicos e químicos que afetam os animais e vegetais; desenvolvimento de medicamentos e análise dos fatores químicos e físicos que afetam animais e vegetais. É uma atividade centrada principalmente em laboratórios seja de institutos de pesquisa seja da indústria farmacêutica.



Fisiologia, Histologia e Morfologia - estudo do funcionamento dos organismos. Análise da composição, forma e estrutura dos seres vivos.



Genética - Investigação das leis da hereditariedade e estudo dos processos de intervenção nesta área através da Engenharia Genética.



Microbiologia e Imunologia - Estudo das bactérias, vírus e outros organismos microscópicos visando pesquisar seu uso industrial. Pesquisa sobre sistemas e processos de defesa dos seres vivos.



Paleontologia - Identificação de fósseis e levantamento dos recursos minerais de uma região.



Parasitologia - Estudo e pesquisa dos parasitas em plantas e animais.



Zoologia - Estudo sobre a forma de vida e o comportamento de animais.


Regulamentação:

Lei 6684 de 03/09/1979 e Decreto 88438 de 28/06/1983.


Duração:

4 anos, com estágio obrigatório de seis meses em laboratórios universitários.


Conteúdo:

O currículo inclui as disciplinas de Física, Química, Estatística, Zoologia, Botânica e Ecologia, além de aulas em laboratório com dissecação de animais para estudo de sua anatomia. Algumas escolas enfatizam a área de Microbiologia, voltada ao uso industrial de microorganismos.


Titulação: Bacharel ou licenciado em Ciências Biológicas ou Biólogo.

Salário médio: R$ 1000,00

 

Apostilas


 

Aulas de Inglês
5 novas aulas
Aulas de Interpretação de Textos