Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
BIBLIOTECONOMIA
 

O que faz:

Classifica, cataloga, arquiva e conserva o acervo de bibliotecas e centros de documentação. É responsável também pelo planejamento, implantação e organização de serviços e de centros de documentação. Ordena coleções de revistas, jornais, livros, discos, fitas magnéticas ou mapas, utilizando, sempre que possível, os modernos recursos da Informática. Também orienta o usuário na consulta às fontes bibliográficas e de referência.


Campo de trabalho:

Conservação - Manutenção, preservação e atualização dos acervos. Entende-se por acervo papéis, documentos, livros, disquetes e discos óticos. É responsável também pela supervisão dos serviços de restauração e encadernação.



Análise da Informação - Estudar, classificar e indexar documentos. Em sua atividade, o bibliotecário utiliza códigos internacionais para analisar registros e preparar os índices que facilitarão a consulta dos acervos.



Organização - Gerenciamento dos sistemas de informação. O bibliotecário determina o número de funcionários necessários para o serviço, administra os recursos financeiros e materiais e a maneira como a informação será classificada e guardada. É responsável, ainda, pela indexação, codificação e arquivamento dos documentos.



Seleção e Registro - Planejamento de acervos e coordenação da compra de material, escolhendo os temas das coleções, as áreas a serem ampliadas e o tipo de informações que devem ser incluídas. O profissional é responsável pelo contato com as editoras, pela análise dos catálogos e pela compra de obras em geral.


Regulamentação:

Lei 4084 de 30/06/1962 e Decreto 56725 de 16/08/1965. Para exercer a profissão, é obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB).


Duração:

4 anos, incluindo estágio supervisionado obrigatório por um período correspondente a 10% do tempo de duração do curso e uma monografia pra aa conclusão do curso.


Conteúdo:

Os primeiros semestres incluem matérias básicas para possibilitar a boa formação cultural do aluno, além de Língua Portuguesa e Inglesa, Literatura, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Teoria da Comunicação, Sociologia, História do Livro e Política. O currículo inclui disciplinas específicas como Informática Aplicada à Biblioteconomia, Planejamento e Organização, Administração e Paleografia (estudo da escrita antiga).


Titulação: Bacharel em Biblioteconomia ou Bibliotecário

Salário médio: R$ 1250,00

 



 

Banco de Questões
Novas questões de Exatas
87 de Física, 334 de Química e 330 de Matemática