Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ARTES CÊNICAS
 

O que faz:

Utiliza conhecimentos e técnicas para a criação, condução e interpretação de espetáculos teatrais. Entretenimento e diversão fazem parte da missão destes profissionais que trabalham para transmitir idéias e emoções ao público, divulgando a cultura e fazendo críticas sociais.


Campo de trabalho:

Criação do espaço cênico, incluindo pesquisa e uso de materiais e técnicas de iluminação no teatro; determinação de todos os elementos do cenário, como objetos, móveis, cores, fundos e adereços; definição e utilização do palco para movimentação dos atores. O profissional deve estar preparado para atender às necessidades apresentadas pelo diretor e ter criatividade para executar suas idéias com orçamentos geralmente pequenos. O cenógrafo lida também com vitrines, estandes em exposições e shows, podendo também fazer adereços para escolas de samba.



Direção Teatral - Definição e coordenação de todos os elementos envolvidos na montagem de um espetáculo: escolha de texto, elenco, orientação dos atores durante os ensaios, acompanhamento da cenografia, iluminação, figurinos, sonoplastia e seleção de trilha sonora.



Dramaturgia - Redação de peças teatrais ou adaptação de textos literários, cinematográficos ou documentais para o teatro, cinema e televisão. Além de peças, pode também escrever novelas, seriados e radionovelas, devendo conhecer as linguagens e as possibilidades de cada veículo.



Ensino - Lecionar para escolas de primeiro e segundo graus, em bibliotecas, centros culturais, museus e associações de bairro.



Interpretação Teatral - Utilizar técnicas de representação para caracterizar um personagem, através de exercícios vocais e corporais. As principais ferramentas do ator são o corpo e a voz, o que exige treino constante. É uma carreira que demanda talento, disciplina e técnica.



Teoria do Teatro - Pesquisa, estudo e preparação de livros didáticos sobre artes cênicas. O profissional pode também trabalhar como crítico em jornais, revistas, rádios e televisão.


Regulamentação:

Lei 6533 de 24/05/1978 e Decreto Lei 82385 de 05/10/1978 para as habilitações de ator, diretor e cenógrafo. Para exercer a profissão é obrigatório o registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).


Duração:

4 anos.


Conteúdo:

O curso mescla aulas teóricas de história do teatro, técnicas de representação e cenografia com a prática de construção de personagens, interpretação, exercícios de improvisação, expressão corporal, impostação de voz, dança e canto. A partir do terceiro ano, o estudante começa a cursar matérias específicas da habilitação escolhida.


Titulação: Bacharel em Artes Cênicas

Salário médio: R$ 1600,00

 



 

Monte provas rapidamente
Milhares de questões por matéria
3 categorias de questões: Vestibular, Enem e Ensino Médio