Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ARQUIVOLOGIA
 

O que faz:

Estuda as técnicas de organização, conservação e atualização de arquivos de documentos em papel, fotos, filmes, microfilmes, disquetes e CD-ROMs, de forma sistemática.


Campo de trabalho:

Gestão de documentos - Administração de arquivos de instituições e empresas, avaliação de material, incluindo sugestões para mudanças na redação de textos. Pode também decidir sobre o arquivamento ou destruição de documentos, trabalhando em conjunto com os setores administrativo, jurídico ou histórico das instituições.



Racionalização de documentos - Classificação e ordenação de documentos, relacionando-os em guias, catálogos ou índices de consulta.



Conservação e restauração - Recuperação de documentos danificados utilizando técnicas especiais.



Difusão educativa e cultural de arquivos - Orientação a estudantes, pesquisadores e público em geral na consulta de documentos históricos em museus e bibliotecas.


Regulamentação:

Lei 6546 de 04/07/1978 e Decreto 82590 de 06/11/1978. Para exercer a profissão, é obrigatório o registro no Ministério do Trabalho mediante a apresentação do diploma reconhecido pelo Ministério de Educação.


Duração:

4 anos, incluindo um estágio supervisionado obrigatório correspondente a 10% do total de horas do curso.


Conteúdo:

O currículo inclui disciplinas nas áreas de Administração, História, Direito e Estatística, além de Arquivo Corrente, Intermediário e Permanente, Informática e Contabilidade, entre outras. Técnicas de restauração, em laboratório, também fazem parte da carga horária.


Titulação: Bacharel em Arquivologia ou arquivista.

Salário médio: R$ 1500,00

 

Apostilas


 

Banco de Questões
Novas questões de Exatas
87 de Física, 334 de Química e 330 de Matemática