Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
ARQUITETURA E URBANISMO
 

O que faz:

Cria e organiza espaços para a realização de obras civis, levando em consideração funcionalidade, conforto e estética. Projeta e coordena a construção e reforma de residências, prédios governamentais, religiosos e outros, além de planejar cidades, bairros, praças e jardins. O arquiteto pode atuar também para dar soluções a problemas de iluminação, elaborar desenhos de objetos, móveis, equipamentos industriais e letreiros.


Campo de trabalho:

Arquitetura de Interiores - Organização do espaço interno da construção, definindo os detalhes, as cores, o acabamento do ambiente e os materiais de revestimento e iluminação. Pode também desempenhar esta atividade em navios, teatros, lojas e estúdios de cinema e de televisão.

Comunicação Visual - Concepção da identidade visual de empresas, incluindo a criação de marcas, embalagens, vinhetas eletrônicas e capas de discos e livros. É uma área que está se desenvolvendo muito nos últimos anos graças aos recursos de computação gráfica.

Conforto - É uma especialização da área de Arquitetura de Interiores na qual o arquiteto é responsável pelo planejamento das condições de acústica, temperatura, iluminação e ventilação de ambientes.

Desenho Industrial - Elaboração de móveis, utensílios domésticos, luminárias e outros objetos para serem produzidos em escala industrial.

Edificações e Construções - Projeto, construção e acompanhamento de todo tipo de edifícios, casas e indústrias, incluindo o controle de materiais e custos.

Paisagismo e Ambiente - Projetar parques, praças e jardins, considerando a organização do espaço para uso social e recreativo.

Luminotécnica e Instalação Elétrica - Elaborar projetos para iluminação de grandes espaços como shoppings centers, empresas e fachadas. É uma atividade ligada à indústria de luminárias.

Pesquisa - Atividade desenvolvida principalmente nas universidades e leva ao surgimento de novas técnicas de edificação. A restauração de prédios de valor histórica é outra área importante do setor de pesquisa.

Urbanismo - Planejamento de cidades, incluindo as ruas, parques e bairros, e organização do plano diretor que irá orientar o seu crescimento. O urbanista trabalha ao lado de geógrafos e engenheiros no planejamento físico regional que envolve vários centros urbanos.


Regulamentação:

Lei 5194 de 24/12/1966 e Resolução 218, de 19/06/1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea). Para exercer a profissão, o arquiteto deve registrar-se no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).


Duração:

5 anos, incluindo estágio obrigatório e visitas a obras de interesse arquitetônico e cidades históricas.


Conteúdo:

A Arquitetura situa-se no limiar entre as Ciências Humanas e as Exatas, portanto, o currículo inclui Estética, História da Arte e Estudos Sociais, como também Cálculo, Desenho, Estruturas e Materiais de Construção, além de programas de computação gráfica e aulas práticas, dedicadas à confecção de projetos e maquetes.


Titulação: Arquiteto e urbanista.

Salário médio: R$ 1900,00

 

Apostilas


 

Temas de Redação
Área exclusiva para professores
Tema: A Fome no Brasil