Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
AGRONOMIA
 

O que faz:

Busca a melhoria da qualidade e da produção dos solos, das lavouras e dos rebanhos, através do emprego de novas tecnologias. Cuida também da preservação da Terra e dos recursos naturais, administra propriedades, projeta e orienta obras rurais, como, por exemplo, silos para grãos. É responsável, ainda, pelo processamento de alimentos de origem animal ou vegetal e pelo desenvolvimento de novas variedades de vegetais.


Campo de trabalho:

Defesa Sanitária - Atua no combate às pragas e na prevenção de doenças na lavoura.

Agroindústria - Beneficiamento, acondicionamento e conservação dos produtos, além da coordenação de pesquisas, criação de adubos, agrotóxicos e rações, álém de orientação para fabricação de máquinas.

Agrometeorologia - Análise de dados meteorológicos e organização dos procedimentos adequados a cada cultura.

Economia Agrícola - Assessoria ou gerenciamento de empresas rurais, além da possibilidade de atuação em bancos e instituições ligadas ao crédito rural.

Engenharia Rural - Orienta o desenvolvimento de sistemas de drenagem e irrigação, além de supervisionar obras como nivelamento do solo.

Entomologia - Pesquisa sobre insetos, fungos e bactérias para o combate de pragas.

Fitotecnia - Controle do uso de sementes, adubos e agrotóxicos; acompanhamento do plantio e da colheita para correção de solos.

Manejo Ambiental - Exploração de recursos naturais, visando a preservação do ecossistema.

Melhoramento Animal ou Vegetal - Pesquisas no campo da biotecnologia e de engenharia genética para criação de espécies mais produtivas e resistentes.

Silvicultura - Recuperação das matas devastadas com vistas ao reflorestamento das mesmas.

Solos - Análise e tratamento do solo, utilizando matéria orgânica, fertilizantes e corretivos para preservação das qualidades físicas, químicas e biológicas da terra, além de sua fertilidade.

Topografia - Planejamento de propriedades rurais, coordenação de terrenos, definição de seus limites e de áreas para obras de infra-estrutura.

Zootecnia - Avaliação e adaptação dos animais ao meio ambiente; alimentação, saúde e reprodução de rebanhos.


Regulamentação:

Lei 5194 de 24/12/1966. Para exercer a profissão, o agrônomo deve se registrar no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).


Duração:

5 anos, com um estágio supervisionado obrigatório.


Conteúdo:

O currículo mínimo compreende matérias das áreas de Biológicas e Exatas, como matemática, física, informática, estatística, biologia e bioquímica, além de disciplinas profissionalizantes, aulas práticas e matérias optativas na área de economia.


Titulação: Agrônomo ou Engenheiro Agrônomo.

Salário médio: R$ 1700,00

 



 

Aulas de Biologia
7 novas aulas
Fisiologia Animal – índice Vestibular