Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
Vestibular > > > >

 

Reprodução dos Vegetais
 

REPRODUÇÃO DOS VEGETAIS

 Raiz, caule e folhas são órgãos vegetativos das plantas em geral. As angiospermas (monocotiledôneas e dicotiledôneas) são os grupos vegetais mais evoluídos na atualidade. São classificadas como fanerógamas devido à formação de flores como órgãos de reprodução que já não dependem da água para efetivar a fecundação entre gametas.

 As plantas anuais florescem uma vez no ano e as bianuais florescem a cada dois anos. Excepcionalmente há aquelas que florescem a "cada dezenas de anos" (bambu, por exemplo, a cada 40 anos), utilizando, portanto, processos assexuados de reprodução (pedaços de caule com gemas).

 As gemas apicais e axilares (laterais) são estruturas do caule que contêm meristemas. A partir desses tecidos indiferenciados poderão crescer e diferenciar-se diferentes estruturas adultas: raízes adventícias, ramos caulinares, novas folhas, espinhos, gavinhas, flores.  O controle para cada uma dessas diferenciações em tempo e velocidade adequadas ocorre com a contribuição de fatores internos e externos ao vegetal. 

 


página anterior   1 2 3 4   próxima página

 

ver próxima aula: Movimentos nas Plantas
 
ver aula anterior: Hormônios - Crescimento
 

 
Aulas relacionadas a esta:

 
  Solo – Floração


 
Sequência de Aulas

 
  Aula 6 - Movimentos nas Plantas

Ver todos
Apostilas


 

Atividades de Sala de Aula
Atividades de Inglês
6 novas atividades