Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
O direito de os jovens manifestarem sua opinião
 

Matérias: Português

Série: Adaptável a todos os níveis

Objetivo:

Muitos jovens acreditam que não têm o direito ou a oportunidade de expressarem sua opinião a respeito das leis que afetam sua vida. Mas a realidade é que um jovem não precisa completar 18 anos para poder influenciar  sua comunidade e até seu país. Em um país democrático como o Brasil, é muito importante que todos façam uso da liberdade de expressão. Graças à tecnologia, todas as pessoas que sabem usar o computador e a Internet podem se expressar publicamente e atingir milhares e até milhões de pessoas. Blogs e sites de mídia social, como o Facebook e o Twitter, são fóruns que permitem a crianças, jovens e adultos se comunicar com muitas outras pessoas.

Nesta atividade, o professor incentivará os alunos a refletir  sobre  assuntos de importância nacional e a manifestar suas opiniões. É possível fazer isso por meio de cartas bem escritas e persuasivas, que podem ser enviadas a governantes e a publicações, como jornais e revistas, ou publicadas na Internet.

Esta atividade tem como objetivo incentivar os alunos a escrever textos dissertativos, para que  pesquisem assuntos de importância nacional e expressem suas opiniões com clareza e convicção. Há tantos assuntos polêmicos a escolher que, certamente, todo aluno encontrará algum tema de interesse. Algumas sugestões:

  1. O que funcionaria melhor no Brasil: o presidencialismo ou o parlamentarismo?
  2. O aborto deveria ser legalizado?
  3. A pena de morte deveria ser instituída?
  4. O consumo de drogas deveria ser descriminado?
  5. O Brasil deveria se envolver mais em assuntos internacionais?

O professor explicará aos alunos que há quase sempre mais de uma opinião válida sobre um assunto polêmico. Isto é, há quase sempre mais de um ponto de vista que pode ser bem defendido. Por exemplo, há vários argumentos bons a favor e também contra a pena de morte.  

Nesta atividade, os alunos terão de defender dois pontos de vista opostos a respeito de um mesmo assunto.

 


página anterior   1 2 3   próxima página

 

Apostilas


 

Atividades de Sala de Aula
Atividades de Inglês
6 novas atividades