Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
Autobiografia
 

Autobiografia – Escrevendo um relato de vida

Matérias: Português

Série: Adaptável a todos os níveis

Objetivo:

Muitas pessoas se interessam em ler biografias – relatos a respeito da vida de uma pessoa, que é geralmente famosa: um líder político, uma celebridade, um grande empresário, etc.

Uma autobiografia é uma obra em que o autor escreve a respeito dele mesmo. Por exemplo, se o Steve Jobs, o CEO da Apple, tivesse escrito um livro a respeito de sua vida, a obra seria uma autobiografia.

Uma autobiografia não costuma ser um diário pessoal. Uma autobiografia costuma ser mais formal e menos detalhada que um diário. Quando uma pessoa escreve um diário, ela está falando consigo mesma. Por outro lado, quando escreve uma autobiografia, está se dirigindo ao mundo. Ou seja, uma autobiografia deve incluir apenas informações que o autor deseja revelar às outras pessoas. 

Muitos presidentes escrevem uma autobiografia após terminarem seu mandato. Isso é muito comum, principalmente nos Estados Unidos. Por meio da autobiografia, um líder ou celebridade revela informações que a maioria das pessoas desconhece. É interessante ler a respeito da infância e adolescência de grandes personalidades. É curioso aprender a respeito dos eventos e experiências que moldaram a vida e as decisões de grandes homens e mulheres. É natural querer saber mais a respeito de pessoas que admiramos. Por exemplo, será que o Presidente da República foi um bom aluno? Será que era bem comportado? Como era seu relacionamento com seus pais? Ele tinha muitos amigos? O que o levou a entrar para a política?

Mas ser famoso não é um pré-requisito para escrever uma autobiografia. Evidentemente é mais fácil que uma autobiografia escrita por alguém famoso seja publicada. Contudo, uma autobiografia tem grande valor mesmo que não seja publicada e vendida, pois é uma forma de lembrar eventos passados e compartilhar memórias com familiares, amigos e futuras gerações. Por exemplo, se você tivesse um antepassado que tivesse vivido no Brasil durante a colonização portuguesa, você não teria interesse em ler a sua autobiografia? Considere: talvez na época, esse seu antepassado não seria considerado um pessoa famosa o suficiente para que sua autobiografia interessasse a outras pessoas, mas, hoje, seus escritos seriam considerados fontes históricas de grande importância. Um relato escrito por alguém não famoso pode se tornar, no futuro, uma obra de grande interesse público e de grande importância histórica.

À luz disso, o objetivo desta atividade é que o aluno escreva um relato autobiográfico. O professor deve transmitir aos alunos que a Internet, principalmente os sites de mídia social, permite que mesmo pessoas não famosas tenham um veículo para se comunicar com um número incontável de pessoas. Em outras palavras, se alguém quiser compartilhar informações a respeito de sua vida com outras pessoas, não é necessário depender de um jornal, revista ou editora para fazê-lo. Por meio de blogs e páginas na Internet, toda pessoa pode publicar o que desejar. Um jovem pode escrever um relato de sua vida e publicá-lo na Internet. De fato, vivemos em uma época na qual os meios de comunicação estão se tornando cada vez mais populares e democráticos.

 


página anterior   1 2   próxima página

 

Apostilas


 

Minhas provas passadas
Recurso do gerador de provas
Professor: armazene on-line as provas que você criou no 10emtudo