Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home
Entenda o sistema monetário
 

Séries: Ensino Fundamental e Médio

Introdução

Ao longo da história, muitos objetos serviram como dinheiro, sendo usados para facilitar o comércio. Os critérios de escolha foram aceitabilidade, valor, praticidade e utilidade. Por exemplo, alguém poderia escolher usar chocolate como moeda, mas o chocolate poderia derreter, ser contaminado por insetos ou deteriorar facilmente.

Hoje, quando pensamos em dinheiro, geralmente lembramos da moeda corrente de nosso país, o real, ou então do dólar, uma das mais importantes moedas no mundo. Assim como o dólar ou o real, muitos outros objetos foram usados historicamente para adquirir bens ou medir riquezas. Foram utilizados, por exemplo, sal, sementes, moedas e metais.

Nesta atividade, vamos aprender sobre os princípios de um sistema monetário através do estudo das moedas correntes usadas historicamente por estes comerciantes.

  1. Que espécie de moeda você usa? Provavelmente, você utiliza a moeda corrente brasileira, o real. Mas talvez já tenha usado a moeda de outros países: o dólar norte-americano, a libra britânica, e o euro (moeda corrente em muitos países europeus).
  2. Você já adquiriu algum objeto sem usar dinheiro? Por exemplo, você pode ter trocado figurinhas, gibis ou doces. Escreva um exemplo sobre uma troca que você realizou.

 


página anterior   1 2 3   próxima página

 

Apostilas


 

Simulados
Prepare-se para o Vestibular
Número ilimitado de simulados. Correção automática. Conheça o Simulado Personalizado do 10emtudo.