Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home

 
Leis de Noé
 

Leis de Noé

Arca de Noé

Um dos objetivos fundamentais de todas as religiões é estabelecer a moralidade e a justiça no mundo. Hoje, uma grande maioria dos habitantes do planeta pratica religiões que são baseadas na existência de um único Deus.

O monoteísmo - a crença em um único Deus - teve início com o povo judeu. Os Dez Mandamentos e os primeiros 24 livros da Bíblia foram originalmente escritos em hebraico, e são o fundamento das religiões judaica e cristã.

O cristianismo teve origem no judaísmo, já que Jesus e seus discípulos eram todos judeus. A Bíblia cristã, conhecida como o Novo Testamento, inclui tanto a Bíblia hebraica como os livros adicionais que relatam as vidas e ensinamentos de Jesus e de seus seguidores.

O Islamismo deriva das religiões judaica e cristã. Seu fundador, Maomé, introduziu ao mundo uma crença monoteísta cujas leis e ensinamentos são uma combinação dos ensinamentos cristãos e judeus. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão, que inclui relatos e leis adaptados das Bíblias hebraica e cristã.

Estas três grandes religiões enfatizam a devoção do homem e suas obrigações com relação a Deus e aos outros homens. A Bíblia revela que toda a humanidade originou-se de um único homem e mulher - Adão e Eva - que foram criados por Deus. Contudo, a Bíblia também relata que os descendentes deste primeiro casal humano eram maus e corruptos, e que Deus decidiu aniquilar a humanidade por meio de uma grande enchente mundial. Os únicos que sobreviveram foram um homem chamado Noé e sua família. Noé recebeu ordens de Deus para construir uma arca, onde ele e sua família, e também um grande número de animais permaneceram enquanto a enchente, que durou 40 dias e 40 noites, destruía toda a humanidade. Após o dilúvio, quando Noé emergiu da Arca, ele e sua família deram início ao processo de repovoamento da Terra. Sendo assim, toda a humanidade é descendente de Noé.

A Bíblia inclui muitas leis, costumes e ensinamentos, mas obviamente nem todos nasceram judeus, cristãos ou muçulmanos. Mesmo assim, os ensinamentos judeus, que são o ponto de partida para as três principais crenças, revelam que todos as pessoas, independente de religião ou nacionalidade, devem manter sete leis básicas de moralidade, conhecidas como as Sete Leis de Noé. Elas recebem este nome porque, como mencionado acima, Noé representa o ancestral de toda a humanidade. Muitas autoridades religiosas contemporâneas adotaram estes ensinamentos e tentam disseminá-los entre todas as pessoas.

As Sete Leis não são iguais aos Dez Mandamentos, que foram transmitidos por Deus ao povo judeu, e posteriormente adotados pela religião cristã. As Leis de Noé, contudo, são leis que visam a moralidade e o comportamento apropriado para todo ser humano que acredita em Deus. 

As Sete Leis de Noé

1. Crer em Deus

Todas as pessoas devem reconhecer que existe apenas um Deus, e que Ele é o Criador Infinito de todas as coisas e seres. Não se deve acreditar em outros deuses ou duvidar da existência do Criador. Somado a este mandamento estão o ato de orar e o estudo da religião.

2. Respeitar a Deus

Mesmo que muitas pessoas estejam confusas, com raiva ou frustradas, elas não devem cometer blasfêmias, tal como desrespeitar Deus ou sua religião. Aqueles que cometem atrocidades em nome de Deus estão cometendo um grande desrespeito ao Criador. 

3. Não Assassinar

A humanidade originou-se de um único homem, Adão. A Bíblia revela que o homem foi criado à imagem de Deus, e sendo assim, o respeito ao Criador se estende à sua principal criação - os seres humanos.

Isso não significa que seres humanos não podem matar sob nenhuma circunstância. Atos de autodefesa, seja contra um indivíduo ou contra uma nação inteira, são permitidos quando necessários. Porém, as mortes de outros seres humanos, mesmo que justificadas, devem ser consideradas tragédias. O inverso deste mandamento também se aplica: matar alguém é considerado o mais terrível dos feitos, ao passo que salvar uma vida é o ato mais venerado.

4. Respeitar o Matrimônio

O casamento e a formação de uma família são o berço da sociedade humana e de sua existência. O amor entre um homem e uma mulher, e entre uma família são considerados sagrados. Qualquer pessoa que cometa adultério ou alguma imoralidade sexual como o incesto, está cometendo pecados contra o homem e contra Deus.

5. Não Roubar

Incluído neste mandamento está a obrigação de ser honesto, e não cometer furtos, traições ou mentiras. Os seres humanos devem ser justos e corretos uns com os outros, tanto profissional como pessoalmente.

6. Não Causar Sofrimento a outros Seres Vivos

Apesar da Bíblia permitir que o homem consuma carne, ela o proíbe de causar qualquer dor desnecessária aos animais. Todo ser humano está proibido de consumir a carne de qualquer ser ainda vivo. É terminantemente proibido torturar animais ou matá-los sem um motivo justo.

É claro que isto se estende aos seres humanos. As pessoas estão proibidas de torturar, ferir ou humilhar umas às outras.

7. Estabelecer Leis e Impor a Justiça

A sociedade humana somente pode funcionar de uma forma moral e correta se esta for organizada e justa. Os seres humanos devem estabelecer leis civis e impô-las por meio de tribunais de justiça. Os males da sociedade - violência, crime, mau comportamento, injustiça ou pobreza - devem ser retificados. Os seres humanos estão proibidos de ignorar leis civis e recorrer à justiça Divina para corrigir os erros de suas sociedades.

Conclusão

Há uma lei adicional às Sete Leis de Noé, que é a prática da caridade e de atos de bondade e gentileza. Todos os seres humanos devem tentar amparar os pobres e indefesos. Mesmo aqueles que não são ricos, devem tentar compartilhar com aqueles menos afortunados.

As Sete Leis de Noé são uma base das leis da Bíblia, apesar de não substituírem as do judaísmo, do cristianismo e do islamismo. Mas para pessoas que não pertencem às três grandes religiões, acreditar em Um Deus e seguir as Sete Leis de Noé representa um caminho para uma vida honrada e moral, tanto como indivíduo como em sociedade.

 


Ver Artigo Anterior: Religião Islâmica
 
Apostilas


 

Minhas provas passadas
Recurso do gerador de provas
Professor: armazene on-line as provas que você criou no 10emtudo