Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home

 
Dicas de estudo
 

Dicas de estudo

O 10emtudo preparou vários artigos com dicas de estudo. Alguns são longos, pois contêm explicações detalhadas e exemplos. Este breve artigo é um resumo de dicas de estudo que podem ser úteis.

Há alunos que, ao longo dos anos, desenvolveram seus próprios métodos de estudo. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Mas, neste artigo, oferecemos algumas sugestões que devem ajudar todos a estudar de forma mais eficaz.

Dicas de estudo:

- É recomendável revisar o que foi estudado em classe logo após o término da aula. Assim, a informação estará fresca em sua mente.

- Comece a estudar para uma prova com, no mínimo, uma semana de antecedência. Na véspera da prova, revise suas anotações e tenha certeza de que decorou todos os fatos e fórmulas relevantes.

- Quando estiver estudando para uma prova, não estude apenas com o livro didático ou a apostila. Consulte também as anotações de sala de aula, séries de exercícios, etc. Se você tiver dúvidas, e não contar com a oportunidade de consultar o professor, procure outras fontes de informação na Internet. Contudo, assegure-se de que o site é confiável, pois há muitas informações incorretas na Web.

- Estude em um lugar confortável, silencioso e bem iluminado. Não estude enquanto você assiste à televisão. É melhor estudar um pouco e depois assistir a um filme ou a um programa de televisão do que tentar fazer os dois ao mesmo tempo. Poucos conseguem se concentrar em mais de uma coisa ao mesmo tempo. Também não é aconselhável estudar na cama: você pode acabar adormecendo.

- Ao se preparar para uma prova, estude o que é mais relevante. Você deve estudar os detalhes apenas se sobrar tempo. Não desperdice tempo com o que não é tão relevante, mesmo que, para você, seja interessante.

- Estude os conceitos gerais antes de estudar os detalhes. Muitos alunos têm dificuldades em aprender conceitos complexos porque não entenderam bem os básicos.

- Durante os estudos, faça anotações e prepare um resumo das principais ideias. Para muitos, escrever é uma ótima forma de decorar. Além disso, resumos são muito úteis. Você deve revisá-los no dia que antecede a prova.

- Não estude por mais de uma hora sem fazer uma pausa. É importante que o cérebro descanse um pouco. Levante-se da cadeira, coma uma fruta, beba um copo de água. Enfim, faça algo para relaxar. Mas não vá assistir à televisão: você corre o risco de gostar do programa e não voltar aos estudos.

- Estude um pouco todos os dias. Essa é a melhor forma de reter o que estudou em sua memória de longo prazo. Por outro lado, se você tentar estudar apenas na véspera do exame, por mais tempo que se aplique, o conhecimento adquirido será armazenado em sua memória de curto prazo. Isso significa que será facilmente esquecido. Se seu objetivo é ter um bom desempenho no Vestibular e no Enem, é importante armazenar o máximo possível de informações em sua memória de longo prazo.

- Ao se preparar para um teste, é fundamental que você tenha certeza de que entendeu bem o que estudou. Não basta ler nem mesmo decorar o material. Séries de exercícios são uma boa forma de testar seu grau de compreensão.

- Se for estudar com outras pessoas, estude apenas com aquelas que são disciplinadas e que, como você, objetivam fazer um bom exame. Se você estudar com amigos, tome cuidado para não passar mais tempo conversando do que estudando.

- Ao estudar com outra pessoa, é recomendável que um faça perguntas para o outro, a fim de testar o grau de compreensão e retenção da matéria.

- Estude quando estiver com a cabeça descansada. Se você costuma ter dias cansativos, não estude tarde da noite: a capacidade de raciocinar e de memorizar não funciona tão bem quando estamos física ou mentalmente esgotados. Algo que demora horas para entender ou decorar tarde da noite pode ser facilmente compreendido e memorizado após uma boa noite de sono.

- Se sacrificar o sono para ficar estudando a noite toda na véspera da prova, você se arrisca a ter um desempenho inferior ao esperado. Prepare-se com antecedência para ela e durma bem na noite que a antecede.

 


Ver Próximo Artigo: Dicas para provas de Múltipla Escolha
 
Apostilas


 

Aulas de Biologia
7 novas aulas
Fisiologia Animal – índice Vestibular