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Como controlar a ansiedade na hora da prova
 

Como controlar a ansiedade na hora da prova

Muitos alunos se preocupam demais com seu desempenho em provas. Um pouco de preocupação é saudável; caso contrário, a maioria não estudaria para elas. Mas ansiedade demais é extremamente nociva: prejudica o raciocínio, pode causar lapsos de memória e diminuir o foco e a concentração.

Neste artigo, oferecemos algumas sugestões de como controlar a ansiedade na hora da prova:

- A primeira sugestão é óbvia, mas para muitos alunos, é a mais difícil de ser seguida: prepare-se bem para a prova. Quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá. O ideal é que você mude a forma de encarar os testes. Em vez de enxergá-los como um mal necessário, passe a vê-los como um desafio e uma oportunidade de demonstrar sua disciplina, empenho, inteligência, memória e raciocínio.

- Não estude para a prova na véspera. Comece a se preparar com antecedência. Se a prova for muito importante ou testar muito conteúdo, comece a se preparar para ela no mínimo duas semanas antes. Além de estudar o material didático que consta no livro ou na apostila, revise as anotações que fez em classe. Em outros artigos, isto foi dito e será repetido aqui: não deixe para estudar para a prova na véspera. Se você se preparar com antecedência, sentirá muito menos ansiedade no dia do exame. Isso porque você terá tido tempo suficiente para estudar e revisar o material, fazer séries de exercícios para testar se realmente entendeu o que estudou e tirar dúvidas com o professor sobre qualquer assunto que não tenha compreendido.

Contudo, se decidir estudar para a prova na última hora, saiba que estará correndo uma série de riscos, que provavelmente aumentarão sua ansiedade. Você pode descobrir que é matéria demais para estudar em tão pouco tempo ou que os conceitos são complexos e não há tempo suficiente para dominá-los. Ao fazer séries de exercícios, você pode concluir – quando já for tarde demais –, que não compreendeu a matéria tão bem quanto imaginou e aí já não há mais tempo para tirar dúvidas com o professor.

Inegavelmente, é difícil ter disciplina para começar a estudar para um teste com uma ou duas semanas de antecedência. A maioria dos seres humanos, independentemente de idade, tem dificuldades em não postergar o que não gosta de fazer. Mas esse tipo de disciplina é a melhor fórmula para reduzir os sentimentos de ansiedade e nervosismo que tanto afligem e prejudicam os alunos.

- É fundamental que você mantenha uma atitude positiva e confiante durante seu preparo para a prova. Mesmo que o material seja longo e complicado, não desista. Atitudes como “eu nunca vou entender essa matéria”, “nunca fui bom nessa matéria mesmo”, “não sou bom de estudo” e “vou bombar de qualquer jeito” são a fórmula certa para o fracasso acadêmico. Se você esperar o pior e entrar no dia da prova com uma atitude derrotista, seu desempenho dificilmente será bom. Por outro lado, caso se sinta confiante e tenha a paciência de estudar a matéria, pouco a pouco, descobrirá que é mais capaz do que julga ser. O fato de um aluno demorar mais que seus colegas para compreender algum assunto não significa falta de inteligência. Geralmente significa que não tem familiaridade com a matéria. Muitas vezes, há apenas uma diferença entre um bom e um mau aluno: este desiste, aquele persiste.

Seja no preparo para a prova, seja no próprio dia da prova, não pense que qualquer conceito está fora do alcance da sua inteligência. Tenha um pouco de paciência consigo mesmo. O que é difícil hoje parecerá muito mais fácil amanhã. Quando um aluno se esforça para compreender algum conceito, é apenas uma questão de tempo até que ele o domine.

- Se for possível, faça exercícios físicos nos dias que antecedem a prova. Isso reduz estresse e ansiedade. Além disso, pesquisas indicam que a prática de exercícios físicos estimula o cérebro – melhora o raciocínio e a memória.

- Tente dormir bem na noite anterior a prova. (Isso é mais um motivo para você não deixar seus estudos para a última hora). Uma boa noite de sono é uma ótima forma de combater o estresse e a ansiedade. Quando dormimos bem, sentimo-nos melhor. Mas o oposto também é verdadeiro. Pouco sono prejudica a memória. Além disso, estudos indicam que a falta de sono resulta em ansiedade, nervosismo, falta de concentração e fadiga mental.

- Tente chegar cedo ao local da prova. Pessoas que chegam atrasadas geralmente chegam ansiosas.

- Durante a prova, mesmo que ela pareça ser um bicho de sete cabeças, tente manter a calma. Caso se sinta muito ansioso devido à dificuldade das questões, respire profundamente e tente relaxar. A respiração profunda diminui a ansiedade e melhora a concentração.

- Leia as instruções da prova com cuidado. Se houver alguma instrução que não tenha compreendido, não hesite em tirar a dúvida com o professor/supervisor. É importante que as instruções sejam claras. Se não forem, peça que o professor as explique. Lembre-se: se você não ler, não entender ou não seguir as instruções, corre o risco de ter um péssimo desempenho na prova, mesmo que conheça bem o assunto.

- Antes de iniciar a prova, tente calcular quanto tempo vai demorar em cada questão. Se souber administrar bem o tempo, você se sentirá menos ansioso.

- Antes de responder às questões da prova, anote nela as fórmulas e os dados que você decorou. Assim você não precisará se preocupar com a possibilidade de esquecê-los.

- Foi detalhadamente explicado em outros artigos do 10emtudo que você deve começar a prova pelas questões mais fáceis. Isso lhe dará um sentimento de confiança. Por outro lado, se você decidir começar pelas questões mais complexas, há a possibilidade de você desanimar. Questões difíceis podem fazê-lo questionar seu preparo para o exame.

Em alguns casos, as primeiras questões são as mais fáceis. Mas há casos em que a prova começa com as mais difíceis. É até possível que a primeira questão seja a mais difícil. Não se deixe intimidar. Seja mais esperto que o criador da prova: encontre as questões mais fáceis e responda a elas. Deixe as mais difíceis por último.

- Durante a prova, não seja influenciado pelos sentimentos de outros alunos. Se eles estão ansiosos, não permita que a ansiedade deles o afete. Se eles acham a prova difícil demais, não significa que seja. Também não se deixe influenciar pela velocidade com a qual eles respondem às questões. Fazer uma prova rapidamente não significa conhecer bem a matéria. Utilize bem o tempo, concentre-se em fazer uma boa prova.

- Se você não souber como resolver uma questão – mesmo que seja a primeira da prova – não fique ansioso e certamente não se desespere. Passe para a seguinte . Depois de responder a todas as questões fáceis, volte para as difíceis. Lembre-se: você não precisa acertar absolutamente todas as questões da prova para tirar uma boa nota.

- Concentre-se na prova. Quando nossa mente está concentrada em uma tarefa, há menos chances de ser contaminada por sentimentos de ansiedade, insegurança e nervosismo. Se em vez de pensar nas questões, você ficar divagando, terá mais dificuldade em fazer uma boa prova. A concentração é um recurso fundamental. Não a perca por nada. A melhor dica de como controlar a ansiedade na hora da prova é manter a concentração.

 


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