Desenvolvido por Miss Lily Comunicação
Quem Somos Assine Já Fale Conosco FAQ Meus Dados Fazer Login
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Delicious Blogger WordPress Enviar por e-mail
  Home

 
Biografia de Alfred Nobel
 

Biografia de Alfred Nobel

Alfred Nobel

Alfred Nobel nasceu no dia 12 de outubro de 1833, em Estocolmo, Suécia. Aos nove anos, sua família imigrou para a Rússia, onde Alfred Nobel e seus irmãos receberam uma excelente educação de professores particulares.

Em 1865, Alfred Nobel descobriu um tipo de mercúrio detonante que se tornou elemento fundamental na produção de explosivos. Nobel patenteou sua descoberta e começou a explorá-la para fins comerciais. Construindo fábricas, logo se deparou com um problema: o material explodia com facilidade, resultando em vários acidentes. Na busca de uma solução, Nobel inventou a dinamite - um explosivo sólido, feito de plástico e relativamente seguro contra choques físicos e de temperatura. No final do século XIX a dinamite passou a ser comercializada em grande escala.

Nobel tornou-se milionário e detentor de mais de 350 patentes, tendo fundado companhias e laboratórios em mais de 20 países. Escrevia poesias e dramas e chegou a pensar em se tornar um autor.  Idealista e consciente dos perigos que envolviam o uso indevido de sua invenção, sempre apoiou os movimentos em prol da paz.

O desejo de Nobel era de reconhecer o trabalho daqueles que beneficiaram a humanidade. Dono de um gigantesco império industrial, Nobel deixou, ao falecer em 1896, uma grande fortuna destinada à criação de uma fundação que deveria financiar cinco grandes prêmios internacionais a cada ano. Dentre esses prêmios, quatro seriam destinados aqueles que se destacassem em suas descobertas em Física, Química, Medicina e Literatura. Seu testamento especificava também um prêmio para quem fizesse o melhor trabalho em prol da paz e da amizade entre as nações. Em 1969, foi acrescentado mais um prêmio, o de Ciência Econômica, financiado pelo Sveriges Riksbank, o banco nacional da Suécia.

O Prêmio Nobel

A cerimônia da entrega dos prêmios Nobel é realizada anualmente no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel, em Oslo, Noruega, e em Estocolmo, Suécia. As premiações se iniciaram em 1901, cinco anos após a morte de Alfred Nobel.

Várias instituições participam da escolha dos premiados, entre as quais a Academia Real de Ciências da Suécia para a Física, Química e Economia; a Academia de Literatura da Suécia; e o Comitê Nobel da Noruega para a entrega do Prêmio da Paz. Anualmente, cada comitê manda convites aos meios científicos de inúmeros países pedindo-lhes para nomear os eventuais candidatos. As nomeações são recebidas pelos comitês e, depois de serem estudadas e analisadas por especialistas, são transmitidas às instituições que escolhem os vencedores. Os ganhadores recebem uma medalha de ouro com uma esfinge de Alfred Nobel, um diploma e um prêmio em dinheiro equivalente a 1 milhão de dólares.

Os laureados têm o direito de recusar os prêmios. Entretanto, tais ocorrências são raríssimas e só acontecem por motivos políticos. Um exemplo disso aconteceu em 1937, quando o ditador nazista Adolf Hitler proibiu os alemães de receber o Prêmio Nobel, pois ficara furioso quando o Prêmio da Paz de 1935 foi concedido a um jornalista antinazista, Carl Von Ossietz, que havia revelado os planos secretos de rearmamento da Alemanha.

Prêmio Nobel da Paz

De acordo com a filosofia de Nobel, a política do comitê Nobel da Paz visa recompensar os esforços daqueles que lutam em favor da compreensão entre as nações. As premiações simbolizam o reconhecimento daqueles que conseguem resolver crises de âmbito mundial. Portanto não é incomum que líderes representado lados opostos de um conflito, mas que buscam a paz, se encontrem para serem juntamente premiados.  Outro objetivo do Prêmio Nobel da Paz é o reconhecimento de certos valores universais, como a liberdade e os direitos fundamentais e inalienáveis de todo ser humano.

Honrando o desenvolvimento das letras e ciências e a promoção da paz, o prêmio Nobel dá a todos laureados prestígio universal. Nenhum outro prêmio jamais alcançou tamanho reconhecimento mundial como o Nobel.

 


Ver Próximo Artigo: Biografia de Charlie Chaplin
 
Ver Artigo Anterior: Biografia de Alexander Fleming
 


 

Como estudar no 10emtudo
Guia de uso
Aprenda sobre as áreas e ferramentas do 10emtudo